Orientações

96. ENZIMAS:

São substâncias que tornam a vida possível, elas são necessárias para todas as reações químicas que ocorrem no corpo.

Sem enzimas nenhuma atividade acontece no nosso corpo, nem vitaminas, nem minerais e hormônios conseguem fazer o seu trabalho. Enfim, as enzimas são necessárias para todas as células do nosso corpo, para todos os processos fisiológicos.

Todas as enzimas são proteínas, mas, nem todas as proteínas são enzimas.

Temos uma reserva de enzimas limitada o que nos leva a morrer quando as enzimas acabam. A partir dos 20 anos de idade a produção de enzimas começa a diminuir na proporção de 13% a cada 10 anos.

Cada célula é portadora de aproximadamente 100.000 enzimas, muitas com pouco tempo de vida e elas se degradam com muita facilidade.

Ao comermos alimentos crus (vivos) nos abastecemos de enzimas, dessa forma, a digestão é facilitada e evita gastar as nossas próprias reservas.

A falta de enzimas na comida cozida é uma das maiores razões do envelhecimento, da morte precoce, e o maior responsável pelas doenças que acomete o corpo físico.

O que faz os níveis de enzimas aumentarem naturalmente no organismo:

– Ingerir alimentos vivos (crus ou cozidos no vapor) e mastigá-los bastante.

– Comer alimentos com baixo valor calórico.

– Não usar gomas de mascar.

Exemplo de alimentos ricos em enzimas:

– Brotos e Sementes germinadas (é a maior fonte): Abóbora, alfafa, agrião, gergelim, girassol, feijão moyashi, linhaça (tem estrogênio e testosterona), grão-de-bico, soja, trigo.  

– Vinagre Natural de Fruta Maçã (ele deve ter baixo teor alcoólico, que seja fermentado com o açúcar da própria fruta, que em sua composição prevaleça o ácido Málico – A marca Hiltonfito possui todos esses quesitos).

– Iogurte natural.

– Frutas: Mamão, abacaxi, manga, Kiwi, abacate, banana, uvas.

– Produtos das abelhas: Mel e pólen de abelha.

– Azeite extra virgem de oliva (com teor de acidez abaixo de 0,5%).

– Óleo de coco extra virgem.

Vegetais: Pepino com a casca, Gengibre, Aloe Vera (babosa).

Suco rico em Enzimas:

Bater no liquidificador: Um copo de suco de laranja, ¼ de mamão, ¼ de maçã com a casca, uma fatia de abacaxi, uma folha de couve, ¼ de cenoura.

Coar e adoce com mel (se não for diabético). Ingerir em total jejum.

Este suco acelera o metabolismo, facilita a digestão, proporciona energia para um dia. É rico em clorofila, vitaminas B6 (Piridoxina), B9 (ácido fólico) e C (ácido arcórbico). Potássio e bioflavonoides.