
ANEMIA
Existem quatro tipos de anemia, duas são causadas pela carência do mineral ferro: Ferropriva e Megaloblástica, e duas hereditárias: Falciforme e Talassemia.
Principais sintomas da anemia: Cansaço, sonolência, indisposição, fraqueza muscular, tonturas e dificuldade de concentração.
Anemia do tipo Ferropriva:
É o tipo mais comum e frequente no mundo com cerca de 90% dos casos, e a cura plena pode levar de um a dois anos.
Esse tipo pode ser causado por vários fatores, principalmente devido:
- Má alimentação (baixo consumo de alimentos ricos em ferro).
- Inflamação no intestino, local que o ferro oriundo da alimentação será absorvido.
- Por distúrbios alimentares como anorexia e bulimia.
- Por destruição dos glóbulos vermelhos.
- Por consumo de remédios para emagrecer.
- Devido a Leucemia, um tipo de câncer que atinge os glóbulos brancos.
- Devido úlcera ou uma gastrite que altera a acidez do estômago.
- Em mulheres devido à formação de um mioma no útero, que faz com que o fluxo menstrual aumente muito.
- Nos três primeiros meses de gestação, o volume de sangue materno tem um aumento que varia entre 20% a 30%, e há um grande consumo desse mineral, o que faz a mamãe gastar praticamente as suas reservas do mineral para produzir mais sangue. No final da gestação, a demanda do mineral ferro é ainda maior, pois, todo o sangue do bebê é produzido utilizando o ferro ofertado pela mãe e a placenta se enche de sangue.
Orientações Naturais:
Planta Alecrim seca: Junte meia colher (sopa) dessa planta com 150 ml de água e deixe ferver em fogo baixo por 5 a 10 minutos. Depois retire do fogo e deixe em descanso por 15 minutos. Coar e beber todos os dias pela manhã em total jejum, se não for diabético pode adoçar com uma colher (chá) de mel. Esse chá deve ser ingerido durante 30 dias.
Suco de Abacaxi com Salsa: Bater no liquidificador duas fatias do abacaxi (com o miolo) e um punhado de salsa (uns 5/6 ramos com as folhas). Coar e adoçar com melado de cana ou mel (desde que não seja diabético), beba um copo diariamente.
Acerola e couve: Centrifugar ou faça o suco, beba um copo diariamente.
Argila Verde: Prepare a pasta com água levemente aquecida e aplique em todo o abdômen, em volta do pescoço, no solado dos dois pés e em toda a coluna. Deixe-a agir por no mínimo 60 minutos. Faça uma aplicação diariamente por 30 a 45 dias, ou por quanto tempo seja necessário.
Água ferruginosa e mel: Apresenta alta concentração de mineral ferro que é eficaz para combater a anemia ferropriva, além disso, a água ferruginosa contém o mineral cobre (promove a ação do ferro).
Como preparar e ingerir: Em um copo de vidro, coloque duas colheres (chá) de argila do tipo verde que seja comestível. Mexa por 3 minutos e deixe em descanso por 30 minutos. Após esse tempo, remova para outro copo somente a água turva e adoce com meia colher (sopa) de mel.
Adultos: pode ingerir por uma a duas vezes durante o dia.
Crianças: deve ingerir somente uma xícara (cafezinho) durante o dia.
Pode ingerir esse tipo de preparação por quanto tempo for necessário.
Priorize esses alimentos:
Lentilha, farinhas das folhas de mandioca secas no sol, feijão (preto, vermelho, etc), brotos de feijão Moyashi, brotos de Alfafa, agrião, rúcula, caruru, inhame, grão-de-bico, beterraba, jaca, açaí, jenipapo desidratado, uva passa preta, melado de cana, rapadura, manteiga de amendoim. Sementes de abóbora (secas ao sol, sem sal), gergelim preto, etc., castanhas de caju (seu teor de ferro é duas vezes maior que um bife), pistache, avelãs, amêndoas, figo seco, damasco seco.
Condimentos: Sálvia, Hortelã, Salsa, Coentro, Cominho, Tomilho.
Vinagre Natural de Fruta Maçã Orgânico: Ingerir uma colher (sobremesa) diluída em um pouco de água adoçado com mel ou melado de cana (se for diabético não utilize mel nem melado).
Sucos de frutas e de vegetais indicados (adicione água para adquirir a textura desejada):
- Abacaxi + salsinha + melado de cana ou mel.
- Laranja + beterraba + cenoura + melado de cana ou mel.
- Açaí + uva passa preta + melado de cana ou mel.
- Maracujá + salsinha + melado de cana ou mel.
- Abacaxi + laranja + mel ou melado de cana.
- Caju + melado de cana ou mel.
- Jaca + mel.
Do reino animal: Fígado e coração de galinha, fígado de boi, Ostras, mexilhões.
Alimentos que melhora a absorção do mineral ferro: Cenoura (crua ou cozida no vapor), repolho (cru ou levemente cozido no vapor), couve flor e alimentos ricos em vitamina C.
O que evitar por prejudicar a absorção do mineral ferro: Bebidas alcoólicas, inclusive a cerveja. Café, chocolate, além de alimentos que sejam ricos em cálcio, exemplo, o leite de origem animal e seus derivados.
Alimentos pobres em ferro e que não fazem bem: Doces, biscoitos, pães, bolos, massas (massa é rica em carboidrato), refrigerantes.
Cozinhar alimentos com um objeto de ferro é mito ou verdade? É puro mito. Perceba que não faz sentido algum cozinhar feijão com um prego ou outro objeto de ferro, pois o ferro presente no prego ou no objeto está na forma “não heme” e, mesmo cozinhando não passará para a forma “heme”.
Observações:
- Evitar a todo custo o consumo de Cafeína (presente em café, refrigerantes, alguns tipos de chás, etc), pois essa substância inibe a absorção do mineral ferro.
- Trate a sua anemia com suplementação oral e com uma alimentação adequada. Os alimentos são também indispensáveis para manter bons níveis de ferro.
- Uma pessoa com deficiência do mineral ferro deve consumir muito mais ferro, em média é prescrito 100mg diariamente. Esse suplemento de farmácia tem que ser tomado por longo período.
- É proibido doar sangue.
Anemia tipo Megaloblástica (tipo carencial):
Esse tipo de anemia costuma ser assintomática, mas pode apresentar sinais e sintomas gastrointestinais (leve desconforto abdominal e diarreia).
Causas:
- Pela deficiência da vitamina B12-metilcobalamina ou da vitamina B9-ácido fólico.
- Por uma gastrite chamada atrófica, nesse caso, o indivíduo cria anticorpos contra células do estômago responsáveis pela absorção das vitaminas (B12 e B9).
- As pessoas que comem carnes de peixe crua podem pegar a tênia de peixe, que é transmitida aos humanos através da ingestão de peixes crus, mal cozidos ou defumados por processos caseiros, em temperatura inadequada que não mata a larva do peixe contaminado. Esse parasita que pode medir até 10 metros de comprimento, se aloja no intestino delgado, onde se apodera da vitamina B12, resultando em sua deficiência, e consequentemente em anemia megalobástica.