
PLANTAS e ERVAS MEDICINAIS PARA a SAÚDE e BELEZA
A planta é a essência da vida, ela nos dá o ar que é o primeiro e mais importante alimento do ser humano. É tão importante que sem elas não poderíamos respirar, as plantas são produtoras de oxigênio, elimina o dióxido de carbono, é o verdadeiro milagre da fotossíntese.
Desde os primórdios da humanidade que elas são utilizadas eficazmente como alimento para a humanidade e os animais, pode prevenir e combater as mais diversas enfermidades desde que sejam utilizadas de forma correta.
A planta, tal como ocorre na natureza, contém toda a energia capaz de produzir uma verdadeira reação curativa, pois seus elementos mantêm entre si uma sábia proporção, ao contrário do que acontece com os princípios isolados.
A planta exerce três funções distintas no nosso corpo: limpa, fornece energia e em seguida se desenvolve o processo de cura, não existe cura plena em um corpo sujo e sem energia.
Modos de preparo das plantas: Infusão, decocção, cataplasmas, pomadas, pós, unguentos, inalação, maceração, sumos, sucos, xarope, tisanas.
UVA URSI: Chá: Ínfecções urinárias (inclusive recorrentes). Inflamações renais, diarreias, cistite aguda e uretrites.
CIPÓ PRATA: Chá sob a forma de infusão: Ácido úrico, cálculos dos rins e bexiga.
ROMÃ: Decocção da casca e fazer gargarejos: Elimina infecções e inflamações da garganta.
ÓLEO de COPAÍBA: Anti-inflamatório e antibiótico natural. Age em 9 sistemas do organismo humano.
ALECRIM: Ansiedade, afecções do fígado e rins.
RASPA de JUÁ: Higienização bucal (escovar os dentes) e Shampoo para os cabelos.
THUYA: Uso externo: micose de unha, verrugas, calos, coceiras.
Micose de Unha: Higienize o local, aplique o extrato de Thuya por duas a três vezes durante o dia em espaços regulares, envolvendo toda a unha. Faça aplicações até que a micose seja eliminada.
Observações: Em micoses da unha dos pés, em geral, por dentro do calçado elas também ficam alojadas. É importante, nestes casos, higienizar os calçados lavando-os por dentro (parte interna) com Lysoform e deixando para secar ao sol. Quando não se faz esse procedimento, meses depois a micose pode retornar.
SUCUPIRA: Artrose, artrite, bursite, dores reumáticas, dor nas pernas.
GUACO: É utilizada para combater picadas de cobra e de animais peçonhentos. Para esse caso se aplica as folhas maceradas em forma de cataplasma, pode inclusive cobrir o local com argila medicinal verde. Previne a cárie dentária e a placa bacteriana dos dentes, inclusive eliminando as bactérias. Para esses casos se faz bochechos do chá de Guaco.
Xarope contra tosse e problemas respiratórios: Ferva duas folhas picadas em uma xícara (chá) de água, por três minutos. Coe e deixe esfriar. Misture com meia xícara (chá) de mel.
Adultos: tomar uma colher (sopa), três vezes no decorrer do dia.
Crianças: tomar uma colher (café), três vezes no decorrer do dia.
PEPINO: Elimina do corpo o excesso de sódio. Regula a pressão arterial. Combate inchaços. Evita o envelhecimento precoce. O mais poderoso Hidratante do corpo. Protege o cérebro.
Como usar: Lavar um pepino, cortar em fatias. Bater no liquidificador com o suco de meio limão. Pode acrescentar água. Ingerir por uma a duas vezes durante o dia.
GUINÉ: Esta planta possui virtudes mágicas, como a de afastar o mal e o que é ruim.
Pelo lado medicinal ela é analgésica e anti-inflamatória.
>Para Inflamações da boca, da garganta e aftas: Masque uma folha, duas a três vezes durante o dia.
>Para Dores reumáticas, contusões, neuropatia diabética: Utilize a tintura.
Como fazer a tintura: Despeje cinco colheres (sopa) das raízes picadas em meio litro de água, e três xícaras (chá) de álcool de cereais. Deixe macerar por três dias e depois coar. Aplique esta tintura sob a forma de massagens nos locais afetados (não aplique onde houver cortes ou feridas).
>Queimação nas pernas e nos pés: Amassar bem as folhas e raízes e friccionar sobre o local. Massagear também com a tintura.
ANSIEDADE e ANGÚSTIA:
Junte uma colher (chá) das raízes da planta Tília, de Valeriana com uma xícara de água.
Deixe ferver por três minutos. Pode ingerir uma xícara das de chá por duas a três vezes durante o dia, das quais, uma deve ser sempre ingerida a noite adoçada com mel se não for diabético.
RECEITA PARA ESCURECER OS CABELOS:
Em uma panela coloque 300ml de água, uma colher (sopa) de Alecrim, uma colher (sopa) de Óregano. Deixe ferver bem. Deixe esfriar e coar. Aplique nos cabelos.